quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pastores são ovelhas e o rebanho é de Deus!

Estava lendo esta notícia sobre uma pastora americana que pediu para que só brancos ficassem na recepção, dizendo que "a primeira impressão é a que fica". Infeliz, ninguém discute.

O que me chamou a atenção foi a introdução do texto, que diz o seguinte:
"Geralmente, as igrejas estão de braços abertos para aumentar o seu rebanho..."
Não sei se é uma argumentação inocente, se é ignorância ou uma cutucada sutil.

É interessante a visão geral que a sociedade tem das igrejas evangélicas hoje (que é compartilhada as vezes, infelizmente, até dentro delas) de grandes corporações e sociedades quase comerciais que tem um grande líder que é uma autoridade máxima, um ser super-poderoso, mágico, semi-celestial, que é o representante da igreja diante do mundo: o Pastor. E este rebanho é composto por ovelhinhas que seguem este líder nesta igreja. Isto é o que imagino que vem a cabeça de alguém que pensa ou diz que as "igrejas estão de braços abertos para aumentar o seu rebanho", e uma coisa é certa: esta afirmação não é verdadeira, mas compreensível quando dita por alguém que não conhece o significado real cristão (bíblico) e vê como se comportam algumas igrejas atualmente.

Somos rebanho de quem?

Em seu significado semântico concluímos sim que "pastor" é quem guia as ovelhas, cuida, defende e as deixa tranquilas. E esta foi a melhor figura encontrada na época em que a Bíblia foi escrita para representar o relacionamento dos cristãos não com homens, mas com Deus. Então somos sim rebanho. Mas de quem? Jesus!
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10:14-16
Mas e os nossos pastores das igrejas?

A Bíblia também diz que temos homens como pastores:
E ele (Deus) designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4:11-13
Vemos neste texto que Deus chamou vários tipos de pessoas para várias e distintas tarefas. E que a finalidade destes chamados é a edificação e preparação dos próprios cristãos. Neste sentido, os pastores são pessoas que orientam e ensinam os fiéis, mas que em nenhum momento são maiores que eles. Creio que o maior exemplo que temos de verdadeiro pastor é o de quem escreveu este texto, o apóstolo Paulo. Mas como foi a vida deste pastor? Glamour? Televisão? Prosperidade financeira? Orgulho pela posição? O que ele pensava sobre pessoas que se julgam superiores ou que até colocam outros como superiores?

Paulo fala que não devemos nos considerar diferentes, superiores ou inferiores, a qualquer outra pessoa, ainda que tenham certo "destaque" para fazer a obra de Deus:
Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: "Não ultrapassem o que está escrito". Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro. Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse? 1 Coríntios 4:6-7
Ele também fala de uma situação pela qual passou, que assustaria muitos pastores por aí, e mostra que não explorou nenhuma das igrejas que ele fundou na época para ficar rico ou se promover socialmente:
Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo. Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados. 1 Coríntios 4:11-14
E nos deixou um ensino sobre como nos tratarmos, independente da nossa posição, totalmente alinhado com a mensagem de Jesus Cristo:
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2:3
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si própriosFilipenses 2:10
Não somos rebanhos de igreja, somos rebanho de Deus! O nosso pastor é Cristo, que nos guia, ensina, acalma, cuida e ama. Mas Deus, na terra, chamou pessoas, que também são ovelhas de Cristo, não para serem sacerdotes, pois o único intermediário entre nós e Deus é Cristo, mas guias e mestres, importantes para Deus como qualquer outro cristão, e sem considerá-los superiores a ninguém. Eles devem sim ser sustentados e agraciados pelas igrejas em que dedicam a vida, mas não enriquecidos.

O que vemos hoje se chamando de pastores evangélicos em geral são aberrações. Mas há os que são verdadeiros mestres e guias do rebanho de Deus, homens humildes, sinceros e honestos, que tem como função principal e propósito de vida ajudar as pessoas a fazer o que eles mesmo fazem, seguir ao seu pastor: Jesus Cristo.